



Trabalho das crianças do JDI B, JDII B e JDII D, sobre SOL E LUA...
Este Blog é destinado à todos aqueles que procuram saber mais sobre a evolução de todos animais: - SELVAGENS - AQUÁTICOS - VOADORES Baseado na teoria de CHARLES DARWIN também iremos mostrar aqui a evolução de um dos mais fascinantes animais, a GIRAFA.
Encontrado na cidade de General Salgado, interior de São Paulo pelo professor de ciências João Tadeu Arruda, o réptil pré-histórico pertence à família dos crocodilos, mas possui uma carapaça similar a de um tatu. O animal habitou as áreas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul há 90 milhões de anos.
Batizado com o nome científico de Armadillosuchus arrudai, seu primeiro nome designa o gênero do bicho, significa crocodilo-tatu, o segundo é uma homenagem ao professor que o encontrou, João Arruda
A caracterização científica do animal foi feita pelo geólogo Ismar de Souza Carvalho e pelo paleontólogo Thiago Marinho, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O réptil pesava 120 quilos, e guardava hábitos bem diferentes dos crocodilos atuais. “Crocodilos sempre foram associados a lugares úmidos, mas essa espécie vivia em um ambiente árido”, diz Carvalho.
João Arruda faz pesquisas por conta própria, e achou o fóssil a partir da dica de um aluno, que lhe levara um osso. “Notei a diferença em relação aos fósseis comuns e pensei: esse é horroroso!”, conta.
Apesar de ser similar aos crocodilos, não existem descendentes vivos do animal hoje.
A girafa é um animal caracterizado pelo seu enorme pescoço. Parece mentira, mas toda girafa tem o mesmo número de vértebras que o pescoço de um rato! A única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma idéia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa! O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um movimento e uma elegância excepcionais, que a torna única.
——————————————————————————
É, atualmente, o animal mais alto do mundo chegando a medir 5,80m do chão ao topo de suas pretuberâncias, isto é, até a ponta dos cornos. Entretanto, a altura da girafa adulta pode variar bastante, em média de 4,0 até quase 6,0 metros. O macho é maior que a fêmea.
———————————————————————————–
Em consonância com o seu tamanho, as girafas têm um enorme coração que pode pesar até 11 quilogramas, com 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes. É o maior do mundo! É 43 vezes maior do que o coração do homem e precisa bater muito forte.
——————————————————————————
Uma das muitas coisas estranhas da girafa é que lhe falta a voz… Pois mesmo apresentando órgãos fonadores perfeitos, a girafa raramente emite sons. Foi sempre tão raro ouvir a voz da girafa que se supunha que ela fosse muda. Mas já se sabe que, mesmo silenciosas, elas podem produzir uma variedade de grunhidos, emitindo alguns sons breves, semelhantes a gemidos ou discretos gritos de chamada. Elas não possuem cordas, mas pregas vocais, como todos os animais. O som de uma girafa é grave e abafado…
——————————————————————————
Apesar do aspecto longilíneo, é, com o elefante e o rinoceronte negro, um dos mamíferos mais pesados do mundo. Pesa aproximadamente de 800 a 1.400 quilogramas. Um exemplar macho pode pesar mais de 1.000 kg. O intestino da girafa é espantosamente comprido: quase 80 metros!